O que é a GTVe – Guia de Transporte de Valores eletrônica?

prepare-se para a gtve guia de transporte de valores eletronicos com a ns tecnologia

Conheça a GTVe – Guia de Transporte de Valores eletrônica

A Sefaz Nacional divulgou através da NT 2020.002 do CTe o lançamento da GTVe Guia de Transporte de Valores eletrônica, modelo 64. A GTVe veio para substituir a antiga Guia de Transporte de Valores manual (GTV), que era exigida através do Ajuste SINIEF 04/03.

O que é a GTVe?

A Guia de Transporte de Valores eletrônica é um documento eletrônico criado para acobertar as operações de transporte de valores em espécie. Ela deve ser utilizada para registrar cada etapa do processo de coleta e transporte de valores, ou seja, para cada ponto de coleta deve ser emitida uma nova Guia de Transporte de Valores eletrônica.

A GTVe deve sempre estar anexada a um CTe OS, Conhecimento de Transporte eletrônico Outros Serviços, que é o Documento Fiscal eletrônico responsável por acobertar todo o processo do transporte de valores. Atualmente é utilizada a GTV, Guia de Transporte de Valores manual, ou seja, que não é um documento eletrônico.

A Guia de Transporte de Valores eletrônica também terá modalidade de emissão em Contingência Offline, assim como a NFCe possui atualmente. A emissão em Contingência Offline serve para acobertar possíveis instabilidades de conexão com a internet no momento da emissão.

O que você acha de entrar em contato conosco?

Quem Deve Utilizar a GTVe?

Todas as Empresas que realizam transporte de valores em espécie (Cédulas, cheques, moedas e outros) devem emitir a Guia de Transporte de Valores eletrônica para cada transporte que será realizado. Se a sua Software House atende Empresas que prestam esse tipo de serviço, é fundamental que seu Software esteja preparado para a emissão da GTVe.

Como será o Layout da GTVe?

O layout de emissão da Guia de Transporte de Valores eletrônica será muito semelhante ao do CTe OS, porém com algumas características mais específicas como o Grupo de Informações Detalhadas da GTVe (detGTV) que será composto pelos seguintes campos:

  • tpEspecie – Tipo da Espécie (cédula, cheque, moeda, outros)
  • vEspecia – Valor Transportada em Espécie indicada
  • tpNumerario – Nacionalidade do Numerário (nacional ou estrangeiro)
  • xMoedaEstr – Nome da Moeda
  • qCarga – Quantidade de volumes/malotes
  • placa – Placa do veículo utilizado no transporte
  • UF – UF em que o veículo está licenciado
  • RNTRC – RNTRC do transportador

Outro detalhe importante é que a princípio a Guia de Transporte de Valores eletrônica não terá impressão, ou seja, não possui um layout padrão de impressão.

Quando a GTVe entra em vigor?

Conforme divulgado através da NT 2020.002 do CTe a Guia de Transporte de Valores entra em vigor nos seguintes meses:

  • Homologação: Agosto de 2020
  • Produção: Setembro de 2020

Conforme o Ajuste SINIEF 25/20, a obrigatoriedade da emissão de GTVe está prevista para 1º de Setembro de 2022. Como esse é um Documento Auxiliar que vai contribuir muito no dia a dia das Empresas de Transporte de Valores, é extremamente importante que a sua Software House esteja preparada para esta demanda.

Se você quer se manter informado sobre todas as novidades referentes a nova Guia de Transporte de Valores eletrônica (GTVe), nós criamos uma lista Vip onde te manteremos informado sobre toda e qualquer novidade em relação a este Documento.

Clique no botão abaixo e cadastre-se para conhecer nossa Solução. Ela já está pronta para ser integrada ao seu sistema e colocada em produção!

Assista nossa série de Vídeos sobre o GTVe!

Aprenda a Gerar Classes no GTVe:

demonstração nf3e

Gostou do Post? Caso você não conheça nossa API entre em contato conosco! 

 

1 comentário em “O que é a GTVe – Guia de Transporte de Valores eletrônica?

  1. Pingback: Diferença entre CTe OS e GTVe - NS Tecnologia Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *