Problema ao Localizar Certificados ICP-Brasil v5 – Como resolver?

Localizar Certificados ICP-Brasil v5

Problema ao Localizar Certificados ICP-Brasil v5? Veja como comunicar seu certifcado corretamente.

No dia 2 de março de 2016 foi feito o lançamento da nova raiz certificadora da ICP-Brasil, versão 5 (v5). Após esta atualização, em se tratando do emissor da NS, os certificados digitais que já utilizam esta cadeia, houve problema ao localizar certificados ICP-Brasil v5 para importação no integrador.

Isso ocorre porque, mesmo a cadeia já tendo sido analisada e aprovada pelos navegadores como Google Chrome, Mozilla e Internet Explorer e outros, só é reconhecida nativamente nas versões atuais destes. Em versões antigas, o Certificado Raiz v5 não é reconhecido como confiável, sendo necessário fazer uma instalação manual para que este possa ser reconhecido.

Conclusão do problema:

Caso você verifique através desse link que seu certificado digital está comunicando normalmente no portal eCAC, sendo testado pelo Internet Explorer (IE), mas ao tentar configurá-lo no emissor, ele não consta na lista de certificados instalados, pode ser uma indicativa de que você está enfrentando este problema.

Para certificar-se, entre no IE e vá em Opções da Internet > Conteúdo > Certificados; selecione o arquivo correspondente e clique em Exibir. Caso você se depare com a mensagem: “Este certificado não pode ser verificado junto a uma autoridade de certificação confiável.” (veja Figura 1), prossiga com o passo a passo presente a seguir, neste artigo.

Como ajustar:

Para fazer a instalação do raiz v5 no repositório correto, entre nesse link e siga o passo a passo de instalação a seguir.

Passo 1 – Dê um clique na palavra “clique“, para poder fazer o download do certificado raiz;

Passo 2 – Vá até o local onde você salvou o arquivo, selecione-o com o botão direito do mouse e escolha a opção “Instalar Certificado” para “Máquina Local“;

Passo 3 – Avance até chegar na tela de seleção do repositório de instalação. Escolha Colocar todos os certificados no repositório a seguir” e, em seguida, “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis” (Figura 1); prossiga até finalizar a instalação, confirmando todas as permissões;

Passo 4 – Vá até o Internet Explorer e clique em Opções da Internet > Conteúdo > Certificados > Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis e verifique se a raiz v5 estará listada;

Passo 5 – Volte ao link onde você fez o download do certificado raiz e procure pela seção “Autoridades Certificadoras de níveis intermediários da ICP-Brasil”, e dê um clique na palavra “clique” para fazer o download do restante da certificação;

Passo 6 – Repita o “Passo 2” deste artigo e depois prossiga com a instalação até o final (desta vez, não é necessário selecionar o repositório a ser instalado).

Após seguir estes passos, volte a acessar Opções da Internet > Conteúdo > Certificados e selecione o arquivo correspondente e clique em Exibir. Você deverá deparar-se com a mensagem da imagem a seguir:

Caso a instalação tenha sido feita corretamente e você se depare com esta mensagem, então conseguirá importar o certificado digital no emissor.

Se ainda persistir com o erro, entre em contato com nossa equipe de Suporte Técnico, será um prazer atendê-lo.

Fontes: 

http://www.iti.gov.br/noticias/indice-de-noticias/5198-e-hora-de-atualizar-para-a-cadeia-v5

http://www.iti.gov.br/noticias/indice-de-noticias/5028-nova-raiz-da-icp-brasil-v5-ja-tem-data-para-ser-emitida2

http://www.iti.gov.br/icp-brasil/navegadores/188-atualizacao/4527-internet-explorer

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20 comentários em “Problema ao Localizar Certificados ICP-Brasil v5 – Como resolver?

  1. priscila Responder

    sensacional! resolvi o problema que o suporte da certsign nao conseguiu. muito obrigada!

    • Fabi Silva Autor do postResponder

      Que legal Priscila saber que ajudamos! 🙂

      Volte sempre que precisares!

      Abraço!

      Fabi Silva

  2. Jéferson Maurício Walter Responder

    Saudações.
    Super dica.
    Solucionou o erro de TLS/SSL que estava ocorrendo para emitir notas fiscais.
    Atualizaram o certificado do site sefaz.ba.gov.br e com esse procedimento corrigiu e permitiu a emissão de notas fiscais.
    Muito agradecido.

  3. MONICA OLIVEIRA Responder

    Olá, fiz o passo a passo, mas não está aparecendo na raiz confiável.

  4. Ivan Responder

    Sensacional, quase todos os serviços do E-CAC precisa destas novas cadeias.

  5. Yanny Responder

    Muito Obrigada! Salvou a vida! Ajudou a abrir meu token com o Assinador Livre do TJRJ.

    • Leonardo Responder

      Leonardo meu xará, tudo bem?
      Agradecemos seu comentário, nós ficamos muito felizes quando nossos conteúdos contribuem dessa maneira com alguém.
      Um grande abraço Léo!

  6. Stefan Reis Responder

    Resolveu o problema em 4 clientes que reportaram.
    Obrigado pela excelente iniciativa!

    • Leonardo Responder

      Olá Stefan, tudo bem?
      Ficamos mega felizes com seu feedback. Nossa dedicação na produção dos conteúdos é justamente para auxiliar os Desenvolvedores.
      Um grande abraço!

  7. Lucio Santos Responder

    Aqui no MPPE, estamos tendo problemas com tokens Soluti que possuem Cadeia V5 para acessar o PJe

    Aparentemente, existe alguma limitação relação à Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5 para acessar o PJe usando o PJE Office.

    Já viram algo desse tipo?

  8. Rafael Responder

    Olá, estou tendo problemas referente ao certificado ICP v5, onde o mesmo acaba perdendo as propriedades, Quando instalamos o certificado o mesmo vem configurado com Finalidade de “Ativar todas as finalidades deste certificado”, porém apos um tempo (em media uma semana) as propriedades deste certificado muda para “Ativar somente as seguintes finalidades”, quando isso acontece qualquer acesso que dependa deste certificado para de funcionar.

    * Obs: como solução paliativa basta acessar os certificados e alterar a propriedade para todas as finalidades.

    Alguém sabe o que causa isso ou como resolver permanentemente?

  9. Edineia Aparecida dos Galvanin Responder

    Quando baixei o certificado o raiz não baixou e não consigo inserir a assinatura no pdf.

    • Cíntia Ferreira Responder

      Olá Edineia!
      Precisamos saber de mais detalhes sobre este problema…
      O seu certificado não aparece nem no portal eCAC?
      Qual o PDF quer assinar e qual programa está tentando usar pra assinar o PDF?
      Pode ser que ainda falte instalar hierarquia certificadora do certificado, geralmente tem disponível no site da Autoridade Certificadora que vendeu o certificado para você.
      Aguardo seu retorno!

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